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01/06/2021

Aprenda como ler a medida do pneu

Na hora de trocar os pneus de um veículo, é preciso observar uma série de informações presentes na sua estrutura. Aprenda como ler a medida do pneu e fazer escolhas acertadas!

Essas informações, gravadas na lateral do pneu, apresentam dados sobre o produto, que vão da capacidade de carga até a velocidade máxima a ser atingida.

São informações importantes que, quem aprende como ler a medida do pneu, nunca mais erra na hora da compra!

 

 

5 medidas que você precisa conhecer em um pneu

Se você observar a lateral de um pneu, vai perceber que existe uma sequência de marcações, com números e outros caracteres.

São essas marcações que você precisa observar antes de comprar um pneu e é essencial compreender o significado de cada uma delas.

Em um primeiro momento, as sequências podem parecer complexas, mas a boa notícia é que uma vez que você aprenda como ler a medida do pneu, é só replicar o conceito nas próximas análises.

Mas para que a explicação seja mais simples, vamos utilizar uma medida de pneu como exemplo.

Para isso, a medida de exemplo será 205/55 R16 91 V, um tipo de pneu bastante utilizado em carros médios, como Fox, Civic e Corola.

Com isso em mente, aprenda como ler a medida do pneu, a seguir!

 

 

O tamanho do pneu

Para compreender um código como o 205/55 R16 91 V, você precisa ter em mente que cada porção de caracteres tem um significado.

A primeira parte, 205, mostra o tamanho do pneu em largura. Aqui, a medida está apresentada em milímetros.

Em outras palavras, significa dizer que a largura desse pneu é de 205 mm, ou 20,5 cm.

Mas porque esse dado é importante?

Além de servir para confirmar se a medida do pneu realmente cabe na roda, o número permite analisar se existe o risco de a caixa da roda ou parte da suspensão ter contato com o pneu.

Um pneu mais fino ou mais largo do que a roda impacta tanto na vida útil do item, quanto na qualidade da direção e no desgaste do veículo.

 

 

Perfil do pneu

Existem dois tipos de perfil de pneu: alto ou baixo. Para saber essa informação, você pode fazer um cálculo simples, ao ler a medida do pneu.

Aqui, é preciso utilizar a próxima porção do código na lateral do pneu. Ou seja, além do número 205, você deve contar com a informação após a barra, que no exemplo é 55.

Esse número após a barra representa a porcentagem da largura do pneu que corresponde à sua altura. Ou seja, a distância entre a banda de rodagem e o aro.

Parece confuso? Com um cálculo simples, aprenda como ler a medida do pneu:

Basta dividir o número depois da barra, que neste caso é 55, por 100. Depois, multiplique o resultado pelo número antes da barra, o 205: (55 / 100) x 205 = 112,75.

O resultado deve ser colocado em milímetros. Assim, neste exemplo, a distância entre a banda de rodagem e o aro é de 112,75 milímetros, ou 11,275 centímetros.

Essa informação é interessante para quem quer mudar o perfil do pneu de um carro para fins estéticos.

Porém, lembre-se de conversar com um especialista antes de fazer qualquer mudança, para não afetar a estrutura ou a funcionalidade do veículo.

 

 

A construção do pneu

Depois dos índices que definem as medidas do pneu, a próxima informação do código é uma letra e determina como o pneu foi construído.

No exemplo 205/55 R16 91 V, o R representa o modelo radial, o tipo de construção mais popular de pneus, que tem aço como estrutura.

Já a letra D, presente em alguns pneus, diz respeito ao pneu Diagonal, que utiliza nylon na composição.

Para os veículos, os pneus radiais são mais comuns, já que não utilizam câmaras de ar. Para os caminhões, os pneus diagonais ainda são bastante usados.

Uma confusão comum é pensar que o R significa o Raio do aro. Quem aprende como ler a medida do pneu não comete mais esse erro!

 

 

O tipo de roda

Seguido do R ou do D, temos um número, que representa o diâmetro da roda que esse pneu se destina.

Se o número for 16, como no nosso exemplo, significa que o diâmetro da roda é 16 – mas não em centímetros, e sim em polegadas!

Como os pneus começaram sua fabricação nos Estados Unidos, até hoje se utiliza a métrica de polegadas ao invés dos centímetros, que é oficial no país.

Assim, um pneu com 16 polegadas, na verdade tem medida equivalente a 40,64 centímetros de diâmetro de roda. Isso explica muita coisa, não é

 

mesmo?

Quanta carga suporta

O último número que é preciso que se aprenda como ler a medida do pneu representa a quantidade de carga que ele suporta.

Assim, se for o número 91, como no nosso exemplo, significa que o pneu aguenta somente 91 quilos?

Na verdade, aqui você vai precisar utilizar uma tabela de equivalência. Assim, ao encontrar o valor presente no seu pneu, você pode descobrir a carga suportada.

Para pneus marcados com 91, como no exemplo, cada pneu é capaz de suportar até 615 quilos.

Saber essa informação ajuda a ter certeza de que o veículo pode carregar uma carga específica, sem prejudicar a performance dos pneus.

 

 

A velocidade atingida

Para finalizar a leitura, você vai encontrar uma letra ao final da marcação. Essa é uma indicação do limite máximo de velocidade que o pneu pode atingir.

Cada letra corresponde a um limite. Para conferir essa informação, é preciso consultar outra tabela de equivalência.

No exemplo 205/55 R16 91 V, encontramos a letra V, que na tabela de correspondência equivale a 240 km/h.

Assim, um pneu com a letra V, pode atingir 240 km/h sem ter sua estrutura ou segurança comprometida.

 

 

Aprenda como ler a medida do pneu e nunca mais erre na compra!

Cada marcação presente em um pneu tem um motivo para estar ali. Por isso, quando você for comprar um pneu, use este artigo para relembrar a leitura correta dos códigos.

Assim, sabendo o que cada item significa, você consegue fazer uma escolha mais segura, adequada para o seu veículo ou para o seu tipo de direção.

Não se esqueça de calibrar o pneu corretamente e sempre ficar de olho em seu desgaste. Dessa forma, você terá o pneu adequado para rodar, com as melhores condições!