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23/02/2023

O que são pneus slick e semi-slick?

O uso de pneus slick e semi-slick chama atenção para qualquer fã de Fórmula 1. Por sua banda de rodagem totalmente lisa e macia, esse modelo é o grande destaque das competições de corrida automobilísticas.

Em contraponto aos carros de rua, os veículos de corrida precisam de maior aderência e velocidade. Por isso, os pneus devem ser projetados para proporcionar segurança com rapidez durante todo o percurso da corrida.

Mas será que os pneus slick e semi-slick poderiam ser usados no nosso dia a dia? Entenda tudo sobre esse tipo de pneu, suas diferenças e usos específicos!

Diferença entre pneus slick e semi-slick

Os pneus semi-slick e slick são produtos confeccionados com foco nos carros de corrida, especialmente para os carros de Fórmula 1. E ainda que sejam semelhantes no quesito funcionalidade, existem diferenças entre os modelos.

De fato, a principal diferença entre pneus slick e semi-slick está na presença ou não de ranhuras na sua banda de rodagem. Outro fator também está no seu uso de acordo com as condições de tempo do local.

Isto porque a banda de rodagem de cada pneu, foi projetada para assegurar a segurança dos motoristas em dias secos ou chuvosos.

Dessa forma, os pneus slick possuem a banda de rodagem totalmente lisa, ideal para garantir maior aderência ao solo. Já os pneus semi-slick, foram desenvolvidos com ranhuras e sulcos para evitar derrapagens em pistas molhadas.

Confira o porquê das principais mudanças entre pneus slick e semi-slick!

Pneus slick

Os pneus slick possuem algumas particularidades que chamam muita atenção.

Em primeiro lugar, esse é o tipo de pneu ideal para competições automobilísticas em pistas lisas, como a Fórmula 1.

Para a Fórmula 1, o pneu totalmente liso é indicado por conferir maior aderência ao solo e consequentemente uma melhor performance ao piloto. Devido à falta de ranhuras e sulcos na banda de rodagem, o modelo slick é macio e fácil de se ajustar à superfície.

Se compararmos o modelo slick com pneus de rua, percebemos que o quesito durabilidade é menor. Essa diferença na conservação está na presença de uma banda de rodagem macia e moldável ao solo, fácil para se desgastar. 

No entanto, é válido lembrar que esse modelo só pode ser utilizado em dias quentes e com a pista seca. Isto porque sem a presença de ranhuras e sulcos para permitir a drenagem de água, é muito provável que um acidente de aquaplanagem ocorra.

Pneus semi-slick

Lembre-se, a principal distinção entre pneus slick e semi-slick está na presença ou não de ranhuras. E a escolha por um modelo ou outro, é feita de acordo com condições climáticas.

O modelo semi-slick foi projetado para contrapor a falta de segurança dos pneus slick em dias chuvosos. Em pistas úmidas ou molhadas, a presença de ranhuras e sulcos na banda de rodagem semi-slick previne a possibilidade de aquaplanagem.

As ranhuras e sulcos são partes extremamente importantes desse modelo. Com as ranhuras, é possível proporcionar refrigeração e diminuir a ressonância (redução de ruídos). Já os sulcos, são responsáveis pelo escoamento de água e de também refrigerar os pneus.

Por isso, os pneus semi-slick foram desenvolvidos com ranhuras e sulcos para evitar graves acidentes em dias de competição com pista molhada.

Não confunda pneus slick com pneus carecas

Apesar da aparência ser semelhante entre um pneu slick e um pneu careca, a analogia não pode ultrapassar esse atributo.

Enquanto os pneus slick e semi-slick foram criados para melhorar a performance em competições de corrida, um pneu careca é altamente perigoso. Se você estiver utilizando pneus carecas para trafegar com seu veículo, você pode colocar a sua vida e a de terceiros em risco.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), andar com pneus em más condições configura-se como uso de veículo em mau estado de conservação. A ação é penalizada com multa e 5 pontos na carteira do motorista.

O uso de pneus carecas ou furados, é caracterizado por descuido do motorista e pode ser resolvido com uma simples troca. Para isso, é recomendado realizar a troca quando perceber que o pneu tem apresentado aspecto de desgaste ou deterioração.

Também é indicado sempre verificar a profundidade dos sulcos na banda de rodagem, a métrica aconselhada é de 1,6 milímetros .

Dessa forma, nunca pense que um pneu careca pode ser utilizado da mesma forma que pneus slick e semi-slick.

Se você deseja conhecer mais sobre pneus e suas particularidades, que tal navegar pela loja da Pneustok? Você pode encontrar opções para carros de rua, caminhões, tratores e muito mais!

Sempre escolha o pneu adequado

Agora que você já sabe como diferenciar pneus slick e semi-slick, lembre-se também da importância das condições de tempo.

Os pneus para carros de rua são projetados para resistirem a qualquer tipo de tempo, seja para dias secos ou chuvosos. Por isso, um modelo slick não seria apropriado para o dia a dia porque seria preciso trocar de pneu cada vez que chovesse.

Ao escolher um pneu adequado para sua região e uso, você garante a segurança da direção, além do melhor rendimento do veículo!