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22/02/2022

Conheça os principais tipos de desgaste nos pneus

Com o tempo de uso, é normal que um pneu se desgaste. Porém, existem casos em que esse consumo acontece de modo irregular, provocado por diferentes fatores. Conhecer os principais tipos de desgaste nos pneus é a melhor forma de se prevenir de situações de risco.

Mas o desgaste de pneus pode trazer risco para os passageiros de um veículo? A resposta é sim! Isso porque, quando um pneu é consumido de modo irregular, ele apresenta áreas não tão resistentes em sua estrutura.

Nesses casos, quando um desgaste irregular é posto em contato com buracos ou degraus, por exemplo, pode provocar o estouro do pneu. Além disso, pneus com áreas desiguais não são tão seguros para pistas molhadas ou curvas fechadas.

Por isso, se o seu pneu está se consumindo em uma área específica, veja a seguir os principais tipos de desgaste nos pneus, suas possíveis causas e como reverter a situação.

Desgaste central

O desgaste central é um dos tipos mais frequentes em veículos, tanto nos carros quanto nos caminhões.

Visualmente, é fácil de identificá-lo: acontece quando o centro da banda de rodagem parece mais gasta do que as outras áreas.

O principal motivo por trás desse cenário é o excesso de pressão. Utilizando a calibragem incorreta e excessiva, a região do centro do pneu tem mais contato com o solo, provocando esse desgaste.

A solução é verificar no manual do proprietário qual é a calibragem correta e nunca colocar pressão a mais do que o recomendado.

Desgaste lateral

Agora, se os pneus do seu veículo estão apresentando desgaste nas laterais, significa que você está calibrando com menos pressão do que deveria.

Isso porque, quando um pneu está com pouca pressão, ele tende a manter as bordas laterais mais instáveis, provocando um contato maior entre a área e o solo.

Ao olhar para um pneu com esse tipo de desgaste, você vai conseguir visualizar que o centro está intacto, mas as áreas laterais estão mais gastas.

Mais uma vez, a solução está em checar qual é a calibragem correta e se esforçar para mantê-la sempre em dia. Vale também conferir se o pneu apresenta algum buraco, que possa estar provocando a perda de ar conforme o veículo roda.

Um ponto específico

Ainda que os principais tipos de desgaste nos pneus incluam áreas maiores de um pneu, não é incomum que apareça um ponto específico com um gasto de borracha maior.

Aqui, por ser um ponto específico, normalmente tem relação com situações bem especiais. Por exemplo, após uma frenagem brusca, um pneu pode sofrer um desgaste localizado.

Se esse desgaste já aconteceu, não há muito que se possa fazer, uma vez que a prevenção é a melhor solução para evitar um gasto localizado de borracha.

Pneu escamado

Outro desgaste que está entre os principais é o chamado “escamado”. Essa modalidade dá um aspecto visual como se a borracha estivesse se desfazendo em porções menores, escamando.

É muito comum que um pneu escamando esteja “acompanhado” de um rolamento emitindo barulho. Isso porque, nesse tipo de desgaste, uma peça mal ajustada se torna a principal causa do gasto irregular.

Além disso, usar um perfil de pneu diferente daquele recomendado pela fabricante do veículo pode ser uma causa para esse tipo de desgaste.

Escolher o pneu adequado para o seu carro e fazer manutenções frequentes são boas práticas para evitar e corrigir a situação. E você pode sempre contar com a GF Pneus para te ajudar na escolha certa de um pneu para o seu veículo!

Desgaste irregular por todo o pneu

Agora, se o desgaste do seu pneu não é em uma área específica e nem parece “escamar”, pode ser que o pneu esteja com desgaste irregular em toda a sua extensão.

Esse é um caso comum em caminhões, especialmente aqueles que não realizam o rodízio de pneus. Como a frente de um veículo costuma ser mais pesada do que a traseira, os pneus da frente se desgastam mais. Para equilibrar o gasto, a dica é fazer um rodízio de pneus.

Para os carros, o desgaste irregular geral pode ser um indicativo de que o alinhamento não está em dia. Algo simples e prático de se resolver.

Os pneus com desgastes

Na maioria dos casos, os principais tipos de desgaste de pneus podem ser facilmente evitados ao realizar uma manutenção e verificação constante.

Levar seu veículo em um estabelecimento qualificado para cuidar dos pneus é a melhor opção. Mas, além disso, você pode criar o hábito de observar a estrutura dos pneus, de tempos em tempos, para garantir a durabilidade do item.

Assim, ao invés de buscar formas de resolver um desgaste irregular, você fará uma ação preventiva, para ter mais tranquilidade nas viagens e maior vida útil para os pneus.